quinta-feira, 16 de julho de 2009

Boa morte ou eutanásia. Você tem coragem para decidir o dia da sua morte?

Isabela Diefenthäler Oliveira

Um filme que me marcou muito foi o “Mar Adentro”. Não sei se muitas pessoas assistiram esse filme do diretor Alejandro Amenábar, mas ao meu ver o filme é imperdível.
Ramon Sampedro um marinheiro (forte, lindo e viril) fica tetraplégico aos 28 anos quando fazia um mergulho. O filme retrata a trajetória triste desse rapaz, o modo como se relaciona com o mundo, com as pessoas e principalmente com a morte. Conta também a história de duas mulheres que amaram Ramon, primeiro uma jovem com dois filhos e depois uma advogada que o tenta ajudar porque ela também sofre de uma doença degenerativa e acaba o incentivando a publicar os poemas que escreveu durante a vida.
Em alguns momentos é possível ficar extremamente indignado com a vida e a crueldade do mundo. O filme incomoda. Passa uma sensação de impotência. No entanto, funciona como um drama imperdível para quem gosta da vida ou para quem precisar reafirmar sua existência. É uma obra de arte. Denso, pesado e consegue sustentar seu ritmo por possuir diálogos afiados e personagens cativantes, o que nos traz a comoção e a preocupação com o destino dos personagens.
Com uma fotografia maravilhosa “Mar Adentro” aborda questões densas sem apelar ao sentimentalismo barato.

2 comentários:

Lígia disse...

Imperdível mesmo, um dos melhores filmes que já assisti. Javier Bardem, que já tem uma fisionomia cativante e uma atuação competente, está brilhante neste filme.
Quero dizer também que até hoje eu sempre me lembro de quando ele diz ao sobrinho, que acabara de maltratar o avô, que um dia ele iria se arrepender tanto de ter dito aquilo, que iria querer morrer. Esse momento foi tão emocionante para mim que voltei algumas vezes para rever... e me debulhar em lágrimas!
Mais um desses filmes de que nos lembraremos para sempre.
Beijo grande pra vocês!
Lígia Damineli

Victor Zacharias disse...

Hmmm...Freud explica...rs. Que bom vc por aqui, venha sempre. Bjs
Victor