segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Do mito da fidelidade no casamento até a pedofilia consentida.

Victor Zacharias

O diretor de Cheiro de Ralo, filme que não assisti, é o mesmo que fez este filme À deriva.
O roteiro basicamente mostra as contradições de uma família e a influência que o casal tem na vida da protagonista uma adolescente de 14 anos, a mais velha dos três filhos do casal.
Toda a ação acontece em Búzios lugar que só é identificado por quem conhece ou lê sobre o filme, caso contrário é uma casa numa linda praia.
Uma novidade interessante é que a protagonista foi escolhida pela rede social Orkut, quem sabe você também tenha chance de estrelar um filme participando de uma rede social.
Toda a comunicação e podemos incluir o cinema neste universo, é composta de mensagens construídas, com autor, finalidade e forma. Hoje a comunicação é a cultura que nos é mostrada dia a dia pelos meios de comunicação disponíveis a todos o dia inteiro, nisso está a televisão, rádio, revista, jornal, computador, música e também o cinema. Logo existem nos filmes construções de propostas para estilos de vida e consequentemente modelos para ações e atitudes na vida real de quem está assistindo, eu e você por exemplo.
Neste caso me chamou atenção a hipocrisia que é vivida na família, o mito da fidelidade e a projeção que pai e mãe fazem na vida dos filhos, mas que os introduz no mundo da falsidade. O mundo adulterado ou seja adulto. Lembrei que as projeções da vida perfeita, isto é, o amor civilizado, nos filhos, Freud chama de ideal do EU.
O casal vive uma harmonia de faz de conta na frente dos filhos, mas como a relação estava na fase terminal as brigas começam a evidenciar o problema do juramento "até que a morte os separe".
A filha adolescente tenta fazer várias leituras do que está acontecendo, chega a julgar o pai, a amante do pai, mas nunca a mãe (alcoólatra pelo sofrimento) que permanece santificada, como ela dentro do ideal do EU, seria.
A filme além de mostrar este lado da vida familiar coloca a discussão do amor e do sexo, o mundo apresentado foi o de que todos os homens são predadores sexuais e não importa a idade da fêmea sempre querem satisfazer seus instintos.
A passagem para o mundo adulto acaba acontecendo com a menina de 14 anos, uma menor e incapaz legalmente*, mas o fato é amenizado pois o seu iniciador era o ator Cauã que está dentro dos padrões ideais de beleza física masculina e pela aparente decisão (?) da menina alcoolizada.
Nesta proposta do filme fica a questão do que é pedofilia?
Se o homem a manter relação com ela não fosse este escolhido a dedo será que a platéia reagiria da mesma forma, achando que tudo foi "normal'" ?
Como lidar com os prazeres propostos pelos meios de comunicação ou pela cultura e o dever da fidelidade?
O que ensinar para os filhos sobre a família? Será que eles não percebem a fantasia que vivem os pais?
Acho que são questões que o filme levanta. Vale a pena assistir se a discussão nos fizer refletir a respeito.
*Pessoas menores de 14 anos ou que, por qualquer motivo, não podem oferecer resistência, são caracterizadas como vulneráveis, e o crime de estupro contra estas tem pena maior, que vai de oito a 15 anos.

2 comentários:

Ro do CEU disse...

Isa.
Você acabou de falar do blog e resolvi passar aqui pra dar uma espiada. Maneiro. Curti os comentários de vocês. Quero colocar uns textos meus aí. Pode?
Abração. Ro.

Victor disse...

Oi Rô, sou o Victor, primeiro obrigado pelas palavras. Já que vc está pertinho da Isa fala com ela, nossa idéia inicial era assim mesmo. Abs